A redação nas universidades particulares

Para obter um melhor resultado na prova de redação, é importante seguir alguns passos.

1) Leia a proposta atentamente

                Ao receber a prova de redação, faça uma leitura atenta das orientações (número mínimo e máximo de linhas, de parágrafos, obrigatoriedade ou não do título, gênero textual), dos textos de apoio, do comando da proposta e das instruções para discussão do tema selecionado. Se possível, repita a leitura como garantia.

                A atenção deve ser redobrada na análise do comando, ou seja, da parte em que é informado a você o que a proposta quer que você discuta sobre o tema selecionado (atente para as delimitações).

2) Formule sua tese

                No texto dissertativo-argumentativo, a tese (posicionamento) é fundamental. Para construí-la, observe se o tema é um problema, se é polêmico ou se é subjetivo. Ela deverá aparecer em toda a redação (apresentada na introdução; defendida no desenvolvimento e finalizada na conclusão) e estar bem adequada à proposta.

3) Organize suas ideias

                Após essas duas etapas, você deve construir um esquema de redação (no papel ou no pensamento) para selecionar as melhores ideias e eliminar os excessos. Busque um contexto para a introdução, argumentos e evidências para o desenvolvimento e uma boa estratégia para a conclusão.

4) Estruture sua redação

                Não se esqueça de que uma dissertação é constituída de título (obrigatório na maioria das provas), introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes tem uma função a ser cumprida. Relembre:

Introdução: Apresenta o tema (e as delimitações) e a sua tese.

Desenvolvimento: Geralmente constituído de dois parágrafos, é a parte em que você apresentará os argumentos principais escolhidos para a defesa de sua tese (um para cada parágrafo) e os desenvolverá de modo que se tornem convincentes. Para isso, usar estratégias argumentativas como exemplos, dados estatísticos, testemunho de autoridade, fatos comparativos... é fundamental.

                Não se esqueça de que cada parágrafo apresenta um argumento principal e argumentos secundários (explicações). Ele é construído por no mínimo duas frases. Atente para a coerência dos argumentos.

                Procure manter a coesão entre parágrafos e frases e a progressão entre as ideias.

Título: Geralmente é a última parte da redação a ser formulada. Procure relacioná-lo ao tema e tente ser criativo em sua construção.

5) Revise sua redação

                Após a construção da dissertação –rascunho-,  é fundamental que você faça uma revisão cuidadosa das ideias, observando a adequação de cada parágrafo à proposta e a coerência do que foi escrito. Nesta etapa também é importante atentar para o vocabulário (repetições, inadequações vocabulares devem ser eliminadas) e para a correção gramatical. Lembre-se de que é o português padrão o esperado para a prova. Cuide vírgulas, acentuação gráfica, crase, concordância... Feito isso, passe a limpo cuidadosamente para evitar rasuras em seu texto. Se as cometer, anule-as com um traço sobre elas.

                Pronto! Agora é só mostrar tudo que você sabe! E certamente é muito! Sucesso!

Professora Renata Sarzi Sartori