Existem algumas pedagogias que são trabalhadas com o objetivo de mostrar que é muito fácil passar no vestibular. Criam falsas expectativas que frustam o aluno na hora da prova.
Ano passado me deparei com uma. Não precisar ler toda a questão das provas, principalmente a do Enem. Instruem a olhar a figura (se tiver) e ver o comando da questão. Isso é um absurdo. Claro que muitas vezes a introdução não serve para resolver o problema, mas isso não é recorrente. Em muitos casos, a introdução da pergunta é primordial para o entendimento da questão, para se conectar com o problema proposto.
É importante ler toda a questão. Muitos alunos, orientados por esses professores que acham que não precisa estudar muito, que não vale a pena ver todo o conteúdo que é cobrado nas provas, começam a ler a questão a partir do comando da pergunta. Acham que já sabem o que o problema está pedindo e saem fazendo as contas.
Vou dar um exemplo bem simples: vamos supor que apareça no meio do enunciado da questão a equação x2 = 16.
Aí o aluno olha e pensa: isso eu sei resolver; a resposta é ± 4.
Ele olha na alternativa A: ± 4. Pronto, marca a letra A. Então, ele fica faceiro, "acertei, pensaram que eu ia marcar somente 4 (positivo), mas eu sei que o 4 pode ser negativo. Sou esperto, ahaha". Quando sai o gabarito ele vê que errou. "Mas como", diz ele, "tem erro no gabrito". Mas ele não leu toda a questão. Se lesse, veria x era tempo e, tempo não pode ser negativo.
Uma questão muito fácil foi perdida pois não leu todo o enunciado da pergunta.
Sugiro que faça uma primeira leitura de toda a questão para você "entrar" no problema; é preciso que você interprete e compreenda o problema.
Na segunda leitura, destaque os dados (olhe bem as unidades de medida: por exemplo, se é dado em metros, veja se a resposta está em metros; se é tempo, padronize a unidade de tempo) e o comando da questão; você precisa linkar os dados com o que é pedido. Agora sim, começe a fazer a questão.
E por último: chegou no resultado, veja se o que você achou é o que está sendo pedido.
Não seja influenciado por professores que te iludem. Passar no vestibular depende de muito estudo e dedicação.