Dica 3 para fazer uma boa prova

Ser aprovado no vestibular exige muuuuito estudo, mas não é só isso. Muitas variáveis contribuem para o sucesso do vestibulando. Abaixo relaciono essas variáveis, sem ordem de importância.

Variável 1 → Acredite em você 

 

Você vale muito mais do que pensa.

Acredite na sua capacidade, estude o máximo que puder e tenha muita garra e determinação.

Esqueça aquela sensação do tipo "sou um fracassado" e a substitua por "sou um ser humano digno de receber amor, carinho e atenção. Posso realizar todos os meus sonhos porque sou capaz!"

Vale a pena enfrentar tudo com alegria e descontração porque o sistema funciona e costuma ser honesto, privilegiando apenas aqueles que estudam muito e desenvolvem sua mente. A diferença de nota entre o primeiro lugar e o primeiro reprovado, em geral, é muito pequena.

 

Variável 2 → Alimentação

As proteínas, vitaminas e sais minerais são muito importantes.

As frituras são desaconselhadas, pois causam transtornos gastrointestinais.

Cereais, pães integrais e queijos irão deixá-lo bem mais disposto para estudar.

Ingira líquido à vontade, como água ou suco natural, mas nada de refrigerantes.

Feijoada, nem pensar, porque causa sonolência, deixando o raciocínio mais lento.

A alimentação balanceada é fundamental para um melhor desempenho das funções mentais.

Deixe o chiclete o mais rapidamente possível. Ele fabrica ácido clorídrico e provoca sensação de fome.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo e são encontrados no arroz, na batata, massas e pães.

Fazer pelo menos cinco refeições diárias, sem exagerar na quantidade, é o segredo (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar).

No dia da prova, coma alimentos suaves e leves, como frutas, sucos e vitaminas. Evite comidas gordurosas, de difícil digestão, doces, chocolates, refrigerantes e balas, que causam desconforto gástrico.

 

Variável 3 → Concentração

Tente ficar só consigo mesmo.

Praticar pacientemente contribui para o desenvolvimento de sua capacidade de concentração.

Quando estiver estudando, leia com o objetivo de entender, reter e lembrar. Releia os pontos principais do assunto e depois escreva-os. Volte ao texto, confira os erros e as omissões. Mas não se esqueça: pratique a concentração em tudo o que fizer na vida.

Se sua atenção estiver num ritmo lento, descubra o motivo e o elimine imediatamente. A fome pode ser uma das razões, como também a ansiedade, a depressão e a tensão. Caso o problema seja de difícil solução, não pense duas vezes: procure ajuda.

 

Variável 4 → Cultura geral

Não seja o último a saber das coisas!

Engana-se quem acredita que apenas os livros são suficientes para se dar bem no vestibular.

A criatividade e o raciocínio são estimulados pelo informal, que, de quebra, também acaba dando uma força em assuntos como Literatura, Redação e Atualidades.

No mercado de trabalho atual, o profissional não pode descuidar da formação geral, que lhe dará agilidade de atualização constante. A cultura geral abre os horizontes do técnico, do cientista, do pesquisador.

Leia muito sobre temas da atualidade e converse sempre com amigos e familiares. Vale a pena estar em sintonia com pontos de vista diferentes para ampliar o conhecimento e enriquecer sua argumentação.

As pessoas precisam conhecer cinema, literatura, música e outra língua estrangeira e nunca desprezar uma oportunidade de atualização e aprendizagem. Se cultura geral é bom, ter habilidade no manuseio da língua materna é imprescindível.

Ler jornais, ver bons filmes, navegar na Internet, enfim, enriquecer e diversificar sua cultura pode ajudá-lo até na hora da temida redação e o manterá atualizado. Nesse mundo globalizado, tanto a formação quanto a informação são moedas de peso incalculáveis. Por isso, corra atrás dos noticiários, das revistas e de tudo aquilo que possa ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo.

Ilude-se aquele que diz: “Serei médico, para que me serve a matemática?” O médico precisa interpretar imagens, gráficos. Além disso, o médico pode ser um cientista, que irá necessitar de conhecimentos matemáticos. Estudos já revelam que muitos médicos não sabem fazer uma leitura correta da pressão sanguínea de um paciente. E isso é o básico do profissional, cuja o conhecimento está na Trigonometria.

 

Variável 5 → Descanso

Se possível, após o almoço, descanse ou durma durante um período de 30 a 60 minutos. Lembre-se de que bons resultados são conseguidos com 10% de inspiração, mas, principalmente, com 90% de transpiração, ou seja, trabalho e muita perseverança.

O sono tem grande importância na fixação dos conhecimentos. Você pode estudar o dia inteiro, mas seu esforço terá sido em vão se, em seguida, não tiver uma boa noite de sono. Enquanto dormimos o cérebro fixa o que foi aprendido durante o dia.

Ninguém é de ferro ou absoluto a ponto de dispensar um tempinho de lazer. Descanse sempre depois de um longo período debruçado sobre livros e apostilas. Outro ponto importante para garantir o equilíbrio do vestibulando durante as provas é o descanso do corpo, com uma boa noite de sono, de seis horas no mínimo.

No próximo post, continua ....