Dica 4 para fazer uma boa prova

Continuando com as variáveis de como fazer uma boa prova ... 

Variável 6 → Começar a estudar para a prova

 

Não enrole para começar a estudar. Não arranje desculpas como "não gosto do assunto, tenho médico, hoje tá muito quente para estudar...".

Planeje você mesmo ou peça ajuda a alguém especializado para fazer um plano de estudo. Já, comece agora.

Para passar num curso difícil, como Medicina, Engenharia, entre outros, o aluno deve se preparar com bastante atencedência. Não pense que você vai entrar numa faculdade estudando um mês antes da prova. Resumindo: só passa quem se organiza e tem atitude.

Estudar para uma prova de colégio é muito diferente do que estudar para uma prova de vestibular. No colégio, se estuda um dia antes da prova. Para o vestibular, tem que estudar, no mínimo 1 ano antes. As questões do Enem, por exemplo, exigem muito raciocínio, concentração e interpretação do assunto.

Não se engane. Foque mais nas disciplinas que tem mais dificuladade. Dê prioriadade a elas e mais atenção (mais tempo de estudo diário). Não é fácil, mais é o mais eficiente para ir bem na prova.

 

Variável 7 → Acredite em você (de novo)

 

Acredite no que você deseja para o seu futuro profissional. Acredite em você. Interaja com seus amigos e viva os momentos de felicidades com intensidade.

Tire um tempo da semana para fazer atividades que lhe dão satisfação, como jogar futebol, ver um filme, tomar um chimarrão com seus amigos, namorar ...

Tenha sempre atitude e responsabilidade. Se você diz que amanhã vai estudar aquele assunto que não gosta, assuma, faça. Seja honesto com suas responsabilidades.

Seja ético, educado, honre seus compromissos e seus ideais. Não se preocupe com os comentários alheios, com a vida fantasiosa de pessoas do Facebook. Todos tem problemas, dificuldades, alegrias e tristeza. Seja mais você. Na dúvida, converse com seu amigo(a), com um psicólogo ou com um professor que você confia e que tenha experiência .

Não adote uma postura de vítima, como "...só eu não passo no vestiubar...", ou "... a minha colega de cursinho sempre fazendo festa, não estudava e passou, e eu não..." ou "... não adianta, eu nunca vou passar no vestibular, eu não tenho condições...". Isso só te enfraquece.

Não reclame de seus problemas. O problema existe para ser resolvido e vai chegar o momento em que verás que aquele problema não é tão "problema".

Como disse aquele grande pensador latino Georg Krug*: Quem pensa positivo e não valoriza as preocupações, lida melhor com as dificuldades.

*Ehehehe

 

Variável 8 → Prioridade

Qual é a sua prioridade nesse ano? Passar no vestibular? Bem, se é isso, obviamente, PRIORIZE os seus estudos. Todo o resto é menos importante. Claro, com as ressalvas que a vida nos reserva (uma doença, um acontecimento inusitado na família, etc.). Fora isso, primeiro estude e depois faça as demais coisas.

Você não pode esquecer os conteúdos que domina, mas também não deve priorizá-las.

De repente surge um passeio, um programa qualquer com os amigos fora do  previsto ou outra coisa menos importante. Deixe para depois, respeite seu planejamento de estudo.

Se por qualquer motivo quebrar sua agenda de estudo, compense já no dia seguinte ou na próxima folga. Não postergue o teu compromissso de estudar, atualize tuas tarefas, não fuja da trilha do teu planejamento.

E quando chegar próximo da prova, dê dedicação total aos estudos, muita concentração e determinação. Sem essa de "... já estudei o suficiente, agora não adianta mais nada...". Sempre se consegue, com calma e atitude, pegar algo que ainda falta para completar seus estudos.

 

 

Variável 9 → Sono (Novamente descanso)

 

Boas horas de sono é fundamental. Principalmente na noite que antecede as provas.

Em estudos recentes, mostrados na reportagem da revista Time de fevereiro deste ano (2017), afirma que sete horas são suficientes para descansar o corpo e a mente. Mas não é só: dormir menos de cinco horas é muito ruim, pode comprometer o funcionamento do corpo inteiro, do coração e do cérebro. Sono picado ou insuficiente compremete a concentração, diminui exponencialmente a capacidade de raciocínio e aumenta a tensão.

Uma dica é começar a relaxar uma hora antes de ir para a cama. Isso aumenta as chances de um sono tranquilo.

Durma bem. O sono recarrega as energias, diminui o stress diário e aumenta o bom humor.

Não adianta varar a madrugada estudando nos dias que antecedem as provas. 

Tente sempre dormir e acordar no mesmo horário, ou seja, mantenha um horário regular para se deitar e levantar, sempre observando um mínimo de 7 horas de sono.